quinta-feira, 15 de maio de 2008

Jardim sensorial: O que é isso?

Ontem(quarta-feira) apareceu uma reportagem muito interessante no jornal O GLOBO sobre um jardim sensorial dentro do Jardim Botânico do Rio. O título da reportagem é : Um jardim de sensações.Resolvi então pesquisar mais sobre esse jardim tão peculiar.

Inaugurado em março de 1995, e reaberto para visitação nesta terça -feira, foi feito especialmente para pessoas portadoras de deficiência visual. A seleção de plantas para esse jardim foi feita com o objetivo de transmitir sensações a pessoas especiais que não tinham o privilégio de usufruí-las. Ao todo, o espaço tem 32 plantas em exposição, entre elas muitas perfumadas e usadas para fazer chás e remédios caseiros, como o gengibre, alecrim. Há também algumas árvores.

O passeio é feito num circuito com placas em braile.Para evitar acidentes, o chão foi forrado com raspas de pneu, que dão aderência ao solo.

O passeio é aberto ao público e quem quiser poderá percorrer os canteiros com vendas nos olhos.


Esse jardim me lembrou uma experiência que tive num retiro do colégio no ano que a campanha da fraternidade era sobre os índios.A gente entrava em uma uma sala que era uma reprodução de uma floresta,com olhos vendados e pés descalços ao som de barulhos da natureza, guiados por uma pessoa que não falava nada apenas nos guiava o caminho.O chão cheio de folhas secas e algo que parecia folha de árvore passava por nossos rostos. Tocávamos várias plantas, a água, a terra, sentíamos o perfume característico de cada coisa,provávamos frutas. Foi uma experiência muito legal porque quando estamos de olhos vendados nosso olfato e nosso tato fica mais aguçado, pois dependemos só deles pra avaliar as coisas ao redor. Mas dá um pouco de ansiedade por não poder ver as coisas com os próprios olhos e também apreensão de ser guiado por uma pessoa que você não sabe quem é.


Mas com certeza vale a pena visitar o Jardim Sensorial e com os olhos vendados.